KULT – A Realidade é Uma Mentira
Bom
dia, boa tarde e boa noite Seres Humanos! Aqui quem vos fala da cidade negra de
Metropolis é o Tio Dio, o seu amigo de sempre, Tretaman!
Nesta
linda matéria de hoje eu irei abordar um dos jogos de RPG mais assustadores de
todos os tempos, então preparem suas fraldas e não desejem jamais CONHECER A
VERDADE!
Kult
é um RPG sueco criado em meados de 1991, pelas mãos de Michael Petersén e
Gunilla Johnsson, ganhando uma segunda edição em inglês por volta de 1996.
Agora,
25 anos após a primeira edição Kult está voltando através de um financiamento
coletivo pelo site Kickstarter, e que em questão de segundos alcançou sua meta!
Este novo jogo, que foi batizado de KULT – Divinity Lost (Kult – Divindade Perdida,
em tradução livre), está repleto de belas imagens, todas coloridas (assim como
a tendência do mercado europeu de RPGs, vide
Degenesis Rebirth, que em breve também irá ganhar uma matéria aqui na Rádio Budega), e quem melhor para explicar a proposta deste jogo do
que seus criadores? (Também em tradução livre):
“KULT sempre foi um jogo extremamente
fascinante, com um universo profundo, horrível, complexo, insano e assustador,
e que ao mesmo tempo nos atrai a explorar suas profundezas ocultas e maravilhas
aterrorizantes. Meu foco principal nesta nova versão está em nós – os seres
humanos – nossas almas, histórias pessoais e horrores, e a redenção que podemos
experimentar. Nós damos as ferramentas para que os jogadores criem histórias de
horror fortes e emocionantes que perdurarão por muito tempo depois de terem
realmente acabado.” (Robin Liljenberg, Escritor Principal e Design de Kult).
“A
nova versão de KULT é uma
re-imaginação do mito original, definido nos tempos modernos, com temas
modernos. A nossa forma de contar histórias evoluiu. O mundo mudou muito em um
quarto de século. Por exemplo, agora a internet é uma parte intrínseca da
ilusão – manter a humanidade passiva, extraviada e atordoada.” (Marco Berhmann,
Líder do Projeto do game).
“Esta
interação de KULT é tão bonita quanto
é escura e macabra. Isto é mais do que um jogo. A meta é criar uma assombrosa e
majestosa obra de arte que irá inspirar os leitores para contar histórias
pessoais e sombrias de morte, sexo, tragédia, horror e mistério. Você vai abrir
o livro e será tragado por segredos sublimes e verdades revoltantes que estão
escondidas ali dentro.” (Petter Nallo, Diretor de Criação).
Mas
vamos lá, qual é a história de Kult?
“Em
KULT – Divinity Lost, o mundo que nos rodeia é uma mentira. A humanidade está
presa em uma ilusão. Nós não vemos as grandes cidadelas de Metropolis elevando-se
sobre nossos mais altos arranha-céus. Nós não conseguimos ouvir os gritos que
veem de uma adega de onde escadas escondidas nos levariam para o inferno. Nós
não sentimentos o cheiro de sangue e carne queimada daqueles que foram
sacrificados aos deuses há muito tempo esquecidos. Mas alguns de nós conseguem
ver vislumbres de além do véu. Temos este estranho sentimento de que algo não
está certo, as divagações de um louco no metrô parecem levar a mensagens escondidas,
e nosso vizinho recluso não parece ser inteiramente humano. Lentamente vamos
descobrindo a verdade sobre nossa prisão, nossos captores e nosso passado
escondido, podemos finalmente acordar de nosso sono induzido e assumir o
controle de nosso destino.” (Palavras do Kickstarter do financiamento do jogo).
Kult
possui a seguinte premissa: Os seres humanos eram deuses, estes deuses foram
presos em uma ilusão, que é nossa realidade, por uma entidade chamada Demiurgo.
Há uma cidade gigantesca formada por todas as cidades, chamada de Metropolis, o
lar de nossos carcereiros, os Arcontes, que tem como única finalidade impedir
que despertemos de nossa ilusão, que descubramos a verdade de quem somos. Neste
RPG os jogadores interpretam pessoas comuns que tem um vislumbre da verdade,
que descobrem que tudo que viveram até ali é uma mentira, e devem fazer de tudo
para escapar dessa prisão maldita enquanto são perseguidos por criaturas
extradimensionais deformadas e repugnantes, que irão lhe capturar e torturar
até que sua alma esqueça tudo e volte ao torpor da ilusão e você reencarne novamente como uma ovelha obediente.
Kult
é um jogo denso, profundo e que levantou muitas polêmicas quando foi lançado,
misturando elementos de diversas religiões como a Kabballah Judaica e o Gnosticismo,
mas sem dúvida, aclamado por uma legião de fãs do mundo todo (como podemos ver
na velocidade com que alcançou sua meta de financiamento). Se você gosta de
histórias intimistas, profundas e assustadoras, irá se deliciar com Kult, então
não deixe de participar do financiamento coletivo e quem sabe alguma editora
brasileira não resolve trazer esta maravilha para terras tupiniquins?
Link para o Financiamento Coletivo do Kickstarter >>aqui<<
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Até a próxima!
Nossa!!! Eu adoro esse jogo. Não vejo a hora de sair o novo!!!
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