Animes e RPG



Um das varias frentes nerds são os otakus e seus animes: Animações japonesas. Todos já ouvimos falar ou vimos um anime, mesmo que não saibamos: Dragon Ball, Pokemon, Digimon, são todos animes da velha guarda, mas ainda há os exemplos mais novos como Naruto ou One Piece, e neste post eu irei tratar sobre como mestrar um RPG estilo anime. Primeiro quero deixar claro, mestrar em um cenário de anime ou utilizando algum sistema voltado para anime não o torna um verdadeiro mestre de anime, ho não! Para mestrar uma campanha realmente boa num mundo de anime é necessário entender alguns conceitos que no RPG padrão não existem, é quase como um novo nicho, como Terror, Medieval, Cyberpunk e etc ... Temos o gênero do Anime também!







Personagens:


O Mais importante num RPG de anime são os personagens! Sim, pois a pegada de um RPG de anime mais leve, voltada para a batalha e combate, quase como no estilo “explorar masmorra e meter espada”. A criação do personagem deve ser algo muito aberto, seja qual for o cenário, o sistema usado deve dar uma grande liberdade para criação. Bons exemplos são 3D&T, Opera RPG ou um Daemon para supers, mas claro você pode utilizar o velho d20 ou um ST da vida, mas saiba que estes sistemas mais voltados para um cenário único são mais difíceis de se adaptar, e a menos que você manje bastante deles, estes devem ser evitados: Não há por que complicar!
Mas voltando a criação dos personagens, o mestre deve ajudar de modo que todos, apesar dos poderes e historias bizarras, tenham algo em comum dentro do mundo do jogo para que cooperem contra o vilão ou antagonista da série.


Cenário:
O cenário, esta parte é a mais simples: Use algum anime já pronto, existem centenas! Naruto, Bleach, One Piece, Dragon Ball, Cavaleiros dos Zodiaco! Tem todo tipo de cenário e você pode utilizar o que você e seu grupo mais gostar... Ahh, quer criar um cenário novo? É simples também, basicamente qualquer coisa serve para virar um cenário de anime, pois o mais importante não serão sempre os personagens e como você trabalha com eles!
Outra dica é entrar em foruns ou sites do anime em questão e buscar informações gerais, colocar tudo em um arquivo e mostrar para os jogadores: Mesmo aqueles já familiarizados com o anime irão entrar no clima mais facilmente, e aqueles que não o conhecem não se sentirão perdidos!


Mestrando:
A parte mais importante... Não basta personagens fodões e estar num cenário de anime para ter uma boa campanha. Vi muitas salas online indo "por água a baixo" pois os mestres, apesar de terem uma boa base do anime mestrado, não conseguiram pegar a essência do jogo. Pense numa campanha de Naruto, você imagina o que? E de Bleach? Veja, apesar da diferença entre ambos os cenários você provavelmente pensou em batalhas épicas, onde o esforço e a amizade venceram inimigos muito mais fortes. Sim, isso é o básico de um anime, superação e companheirismo!        

Você como mestre deve propor desafios difíceis, e na narração deve mostrar como os personagens superaram seus desafios através da sua força de vontade e amizade. É isso que quem faz um personagem fodão de anime espera, um inimigo tão forte quanto ele que lhe de um batalha épica! E agora, falando nas lutas!
Não polpe detalhes, as batalhas devem ser intensas, cheias de poderes e golpes destruidores, narre como o ambiente em volta é quebrado, como o chão explode, ou como o inimigo golpeado atravessa a arvore antes de criar uma cratera no morro atrás dele!
Por fim é importante mostrar o desenvolvimento dos personagens dentro jogo, não apenas os pontinhos na ficha. Quando eles já estiverem um pouco mais forte faça uma luta deles contra um exercito inteiro, ou contra inimigos que enfrentaram no começo da campanha, e narre com gosto como eles humilham os inimigos! Não torne isso frequente, claro, mas sempre deixe explícito a diferença dos poderes.

Uma dica final:
Algo que sempre faço quando narro um cenário de anime é mostrar um inimigo forte de começo e mostrar a diferença de pode dele e dos personagens. Pode ser qualquer inimigo que possa ser derrotada uns 10 ou 15 jogos para frente. Isso da um gás legal para a campanha!
__________________________________________________________________________
Gostou? Gostaria de ver mais publicações relacionadas ao universo fantástico dos Animes? Deixe seu comentário, curta nossa página no facebook: Rádio Budega e confira nossas publicações e podcasts! 

Comentários

Postagens mais visitadas